[FUGSPBR] VPN - ADSL Empresarial BRT

Renato Frederick frederick em lagonet.com.br
Qui Out 17 11:52:08 BRT 2002

>Gente:
>
>Para se estabelecer uma ligação é preciso pelo menos um IP válido,
>independente de ser VPN ou não.
>
>Mais especificamente, em se tendo o IP, o caso seria simplesmente fazer
>com que o "cliente" estabeleça o contato e pronto. O túnel está aberto.
>
>Por isso seria interessante que pelo menos um modem funcionasse como bridge.
>
>Fora isso, não vejo porque os modems deveriam dar pepino. alguém me
>explica... ?

creio que se a operadora nao fechar as portas especificas para a VPN (a
maioria deixa >1024 abertas...) , e o modem  do servidor atuando como
bridge ou entao redirecionando a porta corretamente, nao teria problema,
certo capriotti?

bom, pelo menos aqui em BH eu fiz isso com um servidor free via Cable
(Motorola) e um cliente via ADSL (ericcson) e funcionou OK.

o cable fechava as portas < 1024, mas atuava como bridge e eu tinha um IP
dinamico no meu free Via DHCP. E no adsl, o modem atuava como gateway
distribuindo ips invalidos da faixa 192.168.200/0/24 para os clientes.

unico problema que eu tive, que eu culpo a pouca memoria do servidor, era
que quando eu tentava trasnferir enorme quantidade de dados , por algum
motivo minha vpn parava, nao respondia mais. agora pequenas conexoes (ssh,
ftp, ping) ele respondia OK. Mas tambem nao fui a fundo para descobrir o
problema. Fiz isso so "brincando" hehe