[FUGSPBR] Off Topic - OpenNap

Voloch bsd em voloch.net
Qui Out 31 23:41:20 BRT 2002

Olá amigos

Desculpem o off topic.

Ha cerca de dois anos rodo em meus computadores o OpenNap, sobre FreeBSD.
Opennap é o protocolo sobre o qual rodava o antigo Napster.

Sou dos primordios da internet, quando ainda acessavamos da faculdade - no
meu caso, engenharia na UFRJ. assim como muitos de voces, conheci a internet
como foi criada e o opennap faz parte desse antigo sentimento que falta à
internet atual.

após a "cassação" do napster, diversos grupos "underground" se uniram,
criando pequenas redes de servidores, cujos usuarios do antigo napster
passaram a usar. atualmente sou um dos administradores de uma das maiores
redes de opennap, como capacidade para cerca de 15000 usuarios simultaneos.

nao ganho nada com isso, muito pelo contrario. mas tenho em troca uma enorme
satisfação em dividir com pessoas do mundo todo (na minha rede sao 16
servidores nos mais diversos paises) o sentimento de liberdade ha tanto
perdido.

nossos servidores sao quase todos em FreeBSD e alguns outros em Linux. Minha
intenção nessa mensagem é achar pessoas que, assim como eu, tenham prazer em
dividir seus conhecimentos, seu tempo livre, sua capacidade ociosa com
outros internautas. alem disso, os administradores de servidores sao em sua
maioria pessoas com alto nivel de conhecimento em *ix e a troca desse
conhecimento é enorme e constante.

mais uma vez peço desculpas pelo off topic. se alguem tiver interesse em se
juntar a essa comunidade, ficarei feliz em receber msgs em pvt.

um abraço a todos

marcus