[FUGSPBR] [Fwd: [OFF TOPIC] convite à doc-br]

Seg Set 9 07:24:15 BRT 2002

[ Pra nao cometer a injustica dessa mensagem ser um cross posting da
doc-br, ela ta meio editada ]

Pessoal, o email a seguir e quase auto explicativo. Entao pra poupar
vosso tempo, vamos aos pontos em questao. Precisamos REVISAR o melhor e
mais rapido que pudermos o conteudo ja documentado. Qual o conteudo ja
documentado? Todo.

Ha algum tempo, como alguns (Ricardo Silver, Jean, Bandi, talvez mais
alguem) sabem, eu resolvei traduzir todo o FAQ, traduzir o que faltava,
etc... o resultado e' que achei as vezes mais sensato (conforme eu falo
ai no email) recomecar a traducao INTEIRA.

Entao, a situacao que temos hoje e', TODOS os capitulos traduzidos.
Todos em conformidade com o padrao para caracteres nao ascii (acentos
essencialmente).

Precisamos nesse momento:

    - Revisar a conformidade de conteudo dos capitulos 8, 14, 15, 18.
    - Revisar o portugues (gramatica) e digitacao (provavelmente poucos
erros, mas certamente que existirao) de TODOS OS CAPITULOS.

    Enfim, precisamos entao de pessoas *realmente* dispostas a fazer esses
2 tipos de revisao no conteudo existente hoje.

    Eu mandei o capitulo 18 pro Brandi. Entao sobram 3 pra serem revisados
a nivel de conteudo. Provavelmente o do Jean, ele vai querer revistar
pra comparar com a versao atual. Entao teremos 2. Revisoes gramaticais:
TODOS os capitulos (desse eu me abstenho, pra nao conflitar minhas
nocoes de gramaticas comigo mesmo keke)

    Depois disso, o passo seguinte eh o DocBook. Eu nao posso comecar
passar isso tudo pra SGML enquanto as revisoes acima nao estiverem
completas. Descobrir quem mais se habilita `a missao SGML, a gente
descobre depois que tiver tudo revisado.

    Creio que se meia duzia de nos ocuparmos um pouquinho do nosso tempo
nos proximos 7 dias pro FAQ, em pouco mais de 10 dias poderemos ter o
FAQ pt_BR oficialmente no ar. Espero que existam meia duzia de nos
disponiveis pra isso :-)

    PS.: Aos que se dispuserem: TODOS tem acesso no CVS-doc que o brandi
pediu pra mandar usuarios/senhas? Todos lembram sua senha no
doc.bsd.com.br quando o Jean as criou? Pretendo colocar la esses textos.

    A situacao atual dos textos hoje e: estao todos em HTML ISO-Compilant.
Podem ser editados com editores html do star office ou open office e nao
corre risco de perder a conformidade com o padrao ISO pros caracteres
nao ascii. Eu nao gosto (e nao uso) do emacs, mas segundo o lioux (ai em
baixo) quem usa emacs basta definir sgml-mode pra obter o mesmo
comportamento nos textos.

Algo me diz que eu tinha mais alguma coisa pra falar... mas o telefone
tocou e o meu <send> ta indo 20 minutos depois que eu escrevi o email
hehehe.

[ fwd do email do lioux ta no historico da doc-br ]

[ por gentileza, entendam esse email como um convite aos que estejam
dispostos a ajudar no projeto de documentacao pt_BR do FreeBSD -
Precisamos de disponibilidade REAL, e nao apenas em um primeiro
instante, como aconteceu das ultimas duas vezes. ]