[FUGSPBR] Placa adaptec ATA RAID 2400A ou SCSI

FREEBSD leonardo em webqi.com.br
Qui Set 12 23:12:29 BRT 2002

Oi,

Estou decidindo a compra de um servidor mas estou em duvida
quanto a ter o seguinte na parte de discos: (todas sao suportadas pelo free)

1) Controladora SCSI adaptec 29160 U3/160 com 1 hd SCSI apenas de x
gigabytes.

2) Adaptec 2000S SCSI para fazer um raid 5 com 3 hds (pode ter raid 5 com 3
né?)

3) Adaptec ATA raid 2400A - que faz raid com discos ata/100 e diz que pode
ter ate
100Mbytes/s de transfer. Da pra fazer raid5 com hd ATA. Interessante ne ?

Estou fazendo um balanço tendo em vista a relacao
custo/beneficio/escalabilidade/24x7

Com a opcao 1 eu nao tenho raid, nem hotswap. E se pifar o hd ate colocar
outro e reconfigurar
tudo ja viu ne ?

Com a opcao 2 eu atendo tudo que eu quero quanto a desempenho seguranca mas
o preço
é salgado demais.

A opcao 3 me parece atraente, mas nao sei se isso funciona, olhei o
benchmark na pagina da
adaptec e chegou bem perto de uma configuracao SCSI com raid5, e é hotswap.

Eu gostaria da opiniao/conselho de quem ja usou/usa alguma dessas
configuracoes para
me ajudar na escolha ok ?

Obrigado