[FUGSPBR] Roteamento de IPX no free

FREEBSD leonardo em webqi.com.br
Seg Set 23 21:55:06 BRT 2002

Oi,

Estou com um problema. Preciso fazer que clientes windows com
cliente netware na minha rede interna acessem um servidor novel na internet
via ipx.

A rede esta assim:

                internet

| 1- GATEWAY/ROUTER (routed,ipxrouted) |  roteia para outro gateway, tem a
xl0 e a xl1

<------------------------------> subrede classe C de ips reais

-------------------------------
| 2 -  gateway da rede interna  |  natd, (ipxrouted ?) xl0 e xl1
-------------------------------

A maquina é um free configurado com routed para fazer roteamento de
uma classe C que sao os ips dos meus servidores.
A maquina 2 tem ip real e faz NAT para a rede de maquina windows.
Para uma maquina windows chegar na "rua", os pacotes passam por
essas duas maquinas a 2 e depois a 1.

O tcp funciona 100%. Agora preciso fazer com que os clientes windows
enxergem uma maquina novel numa outra subrede classe C externa.
Para isso tenho que rotear o IPX.
Pelos tutorias que achei fiz o seguinte:

Em ambas as maquinas recompilei o kernel com a opcao "options IPX", precisa
mais alguma ?

Depois no rc.conf de ambas pus o seguinte:

rc.conf

ifconfig_xl0_ipx="ipx 0xaabbccdd"
ipxgateway_enable="yes"
ipxrouted_enable="yes"

Dei um netstat na maquina 1 e aparece um monte de routers ipx, parece
que esta maquina esta enxergando as maquinas ipx, mas a maquina 2 da
rede interna nao aparece a mesma coisa que na 1. Sera que é porque a
1 nao esta fazendo o roteamento da 2 ?

Alguem que entenda do caso pode me dizer se devo adiconar mais alguma
coisa ou no kernel ou alguma outra configuracao, ou que testes posso fazer
para ver se esta funcionando ?

Obrigado

P.S.
Odeio IPX e novell :/