[FUGSPBR] VPN + NAT

Luiz Rodrigues Maia Neto maianeto em inf.ufsc.br
Qua Set 25 18:03:00 BRT 2002

Senhores,

Nao me recordo o nome de quem estava tentando utilizar uma VPN via um
box IPFW/NATD. Ha algum tempo atras resolvi esta problema adicionando
a opcao pptpalias a minha configuracao natd. Esta opcao permitiu que
quaisquer pacotes GRE (protocolo 47) trafegassem ate o endereco
especificado. Precisei disto para acessar uma maquina com o VPN
Server da MS atraves de um cliente FreeBSD (nao gateway). Em meu caso
o endereco do BSD na rede interna era 192.168.1.16, portanto o
natd.conf recebeu a seguinte instrucao:

pptpalias	192.168.1.16

Esta opcao do natd funcionou em um sistema FreeBSD 3.X, sendo depois
cosiderada obsoleta. Para maquinas com 4.X talvez a opcao
redirect_proto do NATD seja uma solucao:

-redirect_proto proto localIP [publicIP [remoteIP]]

Redirect incoming IP packets of protocol proto (see protocols(5))
destined for publicIP address to a localIP address and vice versa.
If publicIP is not specified, then the default aliasing address is
used.  If remoteIP is specified, then only packets coming from/to
remoteIP will match the rule.

Me parece que esta opcao pode permitir que redirecionamentos baseados
em protocolos sejam estabelecidos para diferentes enderecos IP. Desta
forma, o meu gateway ipfw/natd pode servir um cliente da rede interna
com o endereco IP 192.168.1.16, permitindo sua conexao com o servidor
VPN externo com o IP 200.180.5.65, por exemplo. Uma outra
configuracao de redirecionamento pode ser estabelecida para um
segundo cliente da rede interna, digamos o IP 192.168.1.33 acessar o
servidor VPN externo 200.110.7.3, adicionando-se a instrucao
apropriada ao natd.conf. Em resumo isto deve funcionar para VPNs
baseadas em pptp GRE, por exemplo. Podem ser especificados outros
protocolos para obter outros redirecionamentos.

No momento nao tenho como testar esta possibilidade, portanto nao
garanto que funcione.

[]'s

Luiz Maia Neto