[FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] RES: [FUGSPBR] Outra sobre redundância de links

Alfredo Tomio Junior atomio em sodisa.com.br
Seg Set 30 13:35:47 BRT 2002

Pessoal,

Estou precisando implementar dois links de 1 Mbit cada no mesmo servidor.
Digamos que eu quero ter 3 placas de rede, uma ligada a minha rede interna e
duas ligadas a dois modems/router de 1 Mbit cada. E quero poder balancear o
trafego nos dois links, não precisa ser nada dinamico, pode ser estatico.

Ja pensei em fazer da seguinte maneira: no servidor fazer um forward via
ipfw da conexão vinda de determinado host para o modem/router que eu
escolher, ja no modem/router faria uma rota para poder devolver os pacotes
para os hosts, ja que eles estarão do outro lado do servidor.

Não testei ainda, mas ja faço isso com um servidor de e-mails, dns, web e
gateway de uma rede local com 50 hosts, com IP válido (link dedicado
sincrono$$) que faz forward das conexões na porta 80 para um servidor ligado
em um link ADSL .
Melhor explicando: o servidor da empresa tem IP valido porque é servidor de
e-mails e web, mas como não queria utilizar o link para a navegação do
pessoal, instalei um link ADSL em outro servidor ligado no mesmo swicht e
fiz o forward do conexões da porta 80 para ele:

00010 allow ip from any to any via lo0
00020 pipe 10 ip from any to 192.168.40.253 out xmit rl1
00030 pipe 20 ip from 192.168.40.253 to any in recv rl1
00200 fwd 192.168.1.7 tcp from 192.168.40.0/24 to any 80
00300 divert 8668 ip from any to any via rl0
00600 allow ip from any to any
65535 deny ip from any to any

Como o forward esta antes do NAT o servidor "ADSL" precisa ter uma rota para
alcançar a rede 192.168.40.0/24

As informações estão um pouco desconexas mas acredito que deu pra entender.

Atenciosamente,

Alfredo Tomio Junior
Centro de Operações da Rede Sodisa
Telefone 48 2416822 - atj em sodisa.com.br