RES: [FUGSPBR] Link Wireless "frustrante"

Juliano Pillati jp em videiranet.com.br
Seg Ago 4 11:01:56 BRT 2003

Olá pessoal, cheguei hj de viagem, fui visitar meus avós :-)

Bem, como gosto de wireless além de *BSD e outras coisas e li os e-mails a respeito desses comentarios de wireless somente hj estou respondendo esse por ser o que mais tem conteúdo ;-) (O último que li foi o de link ponto a ponto via ad-hoc)..

Bem pessoal, depois de algum tempo de estudo e pesquisa vou contar uma coisa que pouquíssima gente sabe!!

Bem, vamo lah...

Wireless 802.11x (a,b,g), mto lindo e mto bom e tbém mto funcional!!! Mas deixa a desejar qdo se comparado a uma rede 10/100.

O 802.11b (11mb) por exemplo : esse padrao é nominal diz ser 11mb, porém nunca vai chegar a isso ou até pode chegar (como vou explicar abaixo).. hehehe

O tamanho da banda real ser tao baixo comparado com o nominal nao tem nada haver com condicoes de temperatura e pressao. Mesmo se termos em um laboratorio um ambiente perfeito e aboslutamente sem quanquer interferencia e colocarmos antenas quase que enconstadas uma da outra com sinal perfeito em com nenhum ruido (sem perdas) teremos uma vasao real de banda de +- 5.5mb. Pq isso ?? Bem ai que estah o pulo do gato!!

Essa performance entao pode ser no maximo 5.5mb num ambiente perfeito, mas que pode cair facilmente a 1mb (dai sim considerante pressao e temperatura e clima alem da interferencia alheia).

Vcs sabem quem eh o culpado dessa merda de performance do 802.11x ??  Pois bem, eh ele mesmo!! Isso, o padrao 802.11 não  o ideal para utlizarmos em wireless( principalmente outdoor, indoor ainda eh consideravel). Esse standard 802.11 foi padronizado pela IEEE, porém nem tudo que ela padroniza eh o ideal, sendo assim o padrao especificado por ela para wireless nao eh ideal para wireless. Tah, e para os mais curiosos pq o padrao que utilizamos para wireless 802.11 que foi criado especialmente para wireless (802.11) nao eh o ideal ?? o que falta ???
Eh o seguinte: o 802.11 eh descendente do 802.3 (ethernet) que por sua vez trata desde o tamanho dos pacotes ateh a comunicacao entre estacoes de forma similar ao 802.11(por isso que a nivel de rede tratamos uma rede wireless como se fosse uma ethernet sem fio :-), colocando controle por mac, usando CBQ/ALQ, etc, exatamente como uma rede ethernet ) e isso estah errado. O 802.3 foi migrado p/ ser utilizado em wireless migrando tbem todas as funcionalidades do ethernet. Mas sao meios fisicos diferentes e por isso a performance nao pode ser obtida conforme a velocidade nominal dos nossos cartoes..(11mb por exemplo)
Entao nossos cartoes orinoco, sansung, aironet, prism, Atheros etc, etc, nunca irao trabalhar acima de 5.5mb(em condicoes perfeitas) se estao utlizando 802.11b.

A mesma coisa acontece se usar o 802.11g/a que chega nominalmente a 54mb a 108mb(turbo-mode, somente alguns modelos), a performace (banda real da rede) vai ser no maximo 40%do nominal.

Eh pessoal, e tem mta gente que tem provedores wireless (eu jah montei a um tempo astras p/ clientes) ou redes privadas entre empresas e filiais e nao sabe disso, pior ainda, se iludem nos cartoes de 11mb e estao se iludindo mais ainda dos novos padroes de 54mb heheheh

E pior ainda pessoal.. auehaueh, o 802.11x fica (acho que jah viram isso neh) cada vez pior qdo adionados mais clientes na rede wireless e isso eh proviniente tbem do problema que o standard 802.11 tem, alem de outras coisas problematicas gerados por um padrao espcificado a partir de um padrao ethernet.

Agora que expliquei tudo isso, vamos a solucao de tudo isso :-) auehauehauheuh

A solucao eh nao usar o padrao 802.11 na redes de vcs e sim um outro padrao especial desenvolvido especialmente para wireless( nao tem nada a ver com 802.11x), esse padrao corrige todos os problemas do 802.11 como perda de perfomance com o aumento de de estacoes na rede wireless.. ou tamanho da banda. Dessa maneira eh possivel ter uma vazao entre 7,2mb a 9,5mb real utilizando cartoes Lucent ou outros que sao nominais 11mb, e é possível ter 128 estações em cima de apenas um Access Point, sem perda dessa banda atras mencionada.

Bem, jah expliquei mto aki,faltou escrever aki onde obter / desenvolver  e aplicar esse novo padrao na rede wireless... Quem quiser saber isso mande um email p/ mim em julianopillati em yahoo.com.br e poderemos ver seus problemas. :-)

Juliano Pillati