[FUGSPBR] Migração Sendmail -> Qmail

Renato Botelho renato em galle.com.br
Seg Ago 4 15:51:37 BRT 2003

Ola Mario, tudo bem??

Possuo hoje um servidor Free rodando sendmail, porem estou montando um novo
e pretendo usar qmail, estou usando para instalar o tutorial do site do
Jean, ateh aih sem problemas, tenho algumas duvidas que se fossem
esclarecidas me poupariam muito tempo, pois estou pesquisando sobre isso ha
algum tempo e ainda nao obtive tais respostas.

Tenho pessoas na minha rede que nao podem enviar/receber mails externos, soh
para/de nossos dominios, entao o que me segurou sempre no sendmail foi esse
problema que ateh entao nao tinha conseguido solucao no qmail, me inscrevi
na lista de discussao do qmail e o pessoal me deu umas ideias, porem,
gostaria de saber do pessoal que jah usa qmail se acha que eh possivel
implementar.

O que o pessoal me falou foi o seguinte, que eu deveria ter uma senha de
autenticação apenas para os usuário que podem enviar mails para fora da
rede, assim, eu deixaria minha rede interna fechada para relay, e soh
conseguiria enviar quem estivesse autenticado. Achei a idéia muito boa, tem
como implementar isso?? Eu estou pensando em usar uma base de dados mysql
para armazenar os usuarios, eh possivel isso tambem?? tem algum tutorial??

O que me foi sugerido para que a pessoa nao consiga receber mails de fora
foi que eu fizesse um filtro no .qmail, que esse filtro poderia ser escrito
em qq linguagem e que eu mandaria o mail pra onde quisesse caso o from nao
fosse de um dominio interno. Mais uma vez pergunto, eh possivel implementar
isso tambem?? tem alguma documentacao??

Desculpe pelo mail enorme e muito obrigado por qualquer tipo de ajuda

[]s

Renato