[FUGSPBR] WebServer - Cache

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Qua Ago 13 11:20:17 BRT 2003

    Olá,

Alexandre Luiz wrote:

>Caros Amigos,
>
>Estou precisando montar um Servidor de Cache.... em cada site meu eu quero
>colocar uma máquina FreeBSD realizando o cache de internet, assim espero que
>a minha banda seja melhor aproveitada, pois vai estar acredito que 90% das
>páginas estaria em cache...

    Alexandre,

    Você pode fazer cache de http/ftp, mas acho bem complicado fazer de
qquer outra coisa :-) Para isso, use o Squid (www.squid-cache.org), que
é sem dúvida o caching-proxy mais conhecido e adotado no mundo.
    90% de ganho? Nunca! :) Espere no máximo 60% de solicitacoes
atendidas localmente e 35% de economia de banda, e isso com uma
configuração adequada e usuários para alimentar o cache. Nao adianta
fazer um cache de 100GB quando se tem meia duzia de micros acessando..
:-) É preciso que haja sempre um número razoável de usuários para poder
manter o cache com conteudo. Lembre-se de que o proprio navegador faz
cache, a menos que você desabilite a funcionalidade (por padrão é
habilitada).
    Outra coisa: Você nao vai configurar um cache para armazenar
arquivos de 30 MB. Assim, um único download de um service pack do
Windows, já anularia qualquer beneficio extra (em termos de banda) de um
cache de HTTP... As vantagens maiores de um cache são o aumento da
velocidade de acesso (relativo) e a possibilidade de controlar o acesso.

    Se você tem 5 micros no escritório, configure um cache caso você já
mantenha uma máquina direto, caso contrário, deixe sem, pois o benefício
não será lá tão grande. Se você tiver 400 micros, o cenário muda e
provavelmente um cache fará MUITA diferença.

>O uso de Cache vale a pena? é fácil? como montar?

    Depende do número de máquinas e usuários da sua rede, e
principalmente: Se usam Peer-To-Peer (kazaa, winmx, edonkey), pode
esquecer. O perfil do usuário também é importante na eficiencia de um
cache. Se você tem 100 pessoas e cada uma delas tem um gosto diferente e
sempre acessará conteúdos diferentes, um proxy-cache de http não vai
ajudar em nada.
    Não vou dizer que é fácil, mas não é dificil. O complicado é você
saber configurá-lo adequadamente. Fazer funcionar é facil, o problema é
que tem muito cache por ai instalado em adsl e configurado a toque de
caixa, que deixa o proxy aberto para todo mundo. Sem contar que o cara
as vezes dimensiona mal o hardware e a configuração e aí o cache começa
a usar swap (memória virtual) e deixa tudo mais lento do que se pode
imaginar, ou então coloca um cache muito pequeno que não resolve nada.
:-) O conceito envolvido em caching é simples, mas a implementação não é
tão trivial assim...

    []s
    Ricardo.