[FUGSPBR] Ajuda rbl.mail.sys......

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Qua Ago 13 12:03:46 BRT 2003

    Olá,

Marcelo Aldi Vera Olate wrote:

>concordo com sua colocação, so que nos somos um provedor que tem a intenção
>de prover acesso atraves de radiofrequencia, ai tu ja pensou como eu ficaria
>perantes aos meus clientes, ate por que quando foi bloqueado, o link ainda
>nao estava comigo.
>
>mais a sugestão e boa....

    Entendo... Vocês contrataram um link (não adsl) com a operadora
local e a classe que lhe forneceram já se encontrava bloqueada em
diversas listas. Bem... A situação de vocês nesse caso não é das
melhores... Certamente a operadora deve ser responsabilizada por
fornecer a vocês uma classe de IP "condenada". Vocês podem exigir que a
troquem ou que negociem um desconto na manutenção do Link. O problema é
que no contrato essas coisas não estão previstas.
    Outra possibilidade é exigir que lhe ofereçam um relay aberto para
sua rede e que não esteja numa classe bloqueada, assim, seu SMTP poderia
remeter todas as mensagens para o relay fornecido. É claro que todas
essas possibilidades aí são muito remotas. Provavelmente seu gerente de
contas nem sabe o que é relay, smtp, dnsbl, etc...

    Se isso acontecesse comigo e houvesse outra operadora com preço
compatível, eu mandaria cancelar o link imediatamente, a menos que
trocassem a faixa de rede (o que muitas vezes é tecnicamente impossível)
por outra que não estivesse bloqueada. O problema é você alegar que isso
está prejudicando o seu *acesso a internet* (que é o produto
contratado), o que não é verdade (falando em relação a contratos).

    Boa sorte,

    []s
    Ricardo.