RES: [FUGSPBR] OFF - SPAM

Kleyson Rios lista em aganp.go.gov.br
Qui Ago 21 08:48:08 BRT 2003

>  Parece que já existe uma lista com open relays iniciada por alguem
> no Nordeste, não sei a quantas anda o projeto... Me parece uma
> iniciativa interessante. O ideal seria montar uma página onde os
> adminsitradores possam enviar o IP/reverso do Spammer com o spam em
> "anexo", e então os moderadores aprovam ou não. Sendo aprovado, vai para
> a lista compilada que pode ser distribuida depois. Isso facilitaria
> muito a administração da blacklist, pois na maioria não é trivial
> adicionar mais spammers. Eu pessoalmente não gosto muito de dnsbl,
> prefiro listas comuns.

  Lista de relay aberto existem alguns boas por ai como a do mail-abuse (que
agora parece que é pago) e da ordb.org (free).
  Mas analisando os spam que chegam ate minha rede o problema nao esta
nesses relay abertos, pois a maioria dos spam que chegam aqui vem de
conexoes adsl, que acredito serem todas caseiras, tanto brasil quanto de
outros paises. Acho que montar uma lista de 80.000 enderecos é inviavel,
pois a manutencao fica dolorosa e sem falar que nunca vai conseguir vencer,
pq cada vez eles criam tecnicas novas. Como a onda dos adsl esta crescendo
acho que a unica solucao seria algo mais drastico como negar enderecos IP
que nao possuem reverso e negar tambem adsl*, jato*, speedy* entre outros. E
como foi dito que talvez as teles nao separem residencial/comercial talvez a
solucao seria pra empresa (seria) que esta ligada no adsl ip fixo pedirem
para pelo menos trocarem o reverso dele, para que nao caiam nas blacklist.

Kleyson Rios.