RES: [FUGSPBR] OFF - SPAM

Kleyson Rios lista em aganp.go.gov.br
Sex Ago 22 08:45:50 BRT 2003

  Caros amigos,

  Quando iniciei essa discussao nao imaginei que chegaria a esse ponto, mas
tudo bem :)
  Bom, a ideia de montar um Blacklist brasileira é otima, e como ja vi ja
tem lista de discussao, servidor para rodar a mesma etc. Mas acredito que
nao seja uma tarefa facil, imaginem a responsabilidade de se manter um
servico desses ? Quando iniciar, como qualquer projeto free, nao pode morrer
ou deixar ao descaso, pois muitos server poderão estar utilizando a lista e
um grande estrago pode acontecer se nao ouver o compromisso com o servico. E
manter a lista, verificar se servidores ainda estao com relay abertos, fazer
testes, verificar a validade de um pedido de inclusao, sao trabalhos arduos.
  Bom mas se os coordenadores fizerem o compromisso de manter o servico sem
ideia de um dia acabarem com ele tudo bem ... mas acho que algumas
definicoes devem ser tomadas para o inicio do sistema, e nada mais justo do
que ouvir a ideia de todos da lista onde tudo esta comecando. Por exemplo, o
que será incluida na lista, open relay, ranges adsl, somente ip adsl do
spammer, quando incluir um ip, quando retirar etc etc etc.

  Bom, caso queira minha ajuda, tb posso ser voluntario do projeto.

  Abracos,
  Kleyson Rios.