[FUGSPBR] acesso ao disco

Paulo A. H. Rodrigues hypolito em uol.com.br
Seg Ago 25 15:24:23 BRT 2003

João Paulo Andrade,

Seguintes comandos:

top  -  display  and  update information about the top cpu processes

sockstat - list open sockets

fstat - file status

pstat -T - display system data structures

vmstat -f - report virtual memory statistics

ps auxwwwwwwww - process show

man -k stat ....

- top você observa a utilização de CPU e os processos.
- sockstat observa as conexões em andamento.
- fstat os arquivos abertos em uso, (haja paciencia).

- pstat -T verifica a carga na cpu, pode ser usado via crontab
para a gerar log.

echo `date`, `pstat -T`, `sysctl vm.loadavg` >> /var/log/uptime.log 2>&1

Veja:
http://www.geocrawler.com/archives/3/148/1998/11/0/806904/

- vmstat -f  se a forks estão descontrolados, veja o comando limits.

- ps auxwwwww observar os processo e os parametros com que são rodados
(um w para cada parametro)

Atenciosamente,

Paulo Antonio Hypolito Rodrigues
paulo_hypolito em uol.com.br