[FUGSPBR] Ip Nat Pool com FreeBSD

Leandro Augusto leandro em brasilnet.com.br
Seg Ago 25 16:44:10 BRT 2003

Olá pessoal,

Esta é minha primeira participação na lista, já pesquisei em diversos locais ( inclusive no histórico da lista ) e não encontrei a solução para o meu problema.

Tenho um servidor FreeBSd com duas interfaces de rede, nele eu rodo natd, e ipfw com pipe para controle de banda. A topologia é basicamente a seguinte:

INTERNET <->  (IP: 200.100.10.1 [ FreeBSD ] IP: 10.0.0.1 / 10.0.99.1) <-> Rede Local

Na placa de rede local tenho 99 alias IPs, para fornecer uma rede separada a cada cliente.

PS: Os IPs válidos são fictícios.

Todos os clientes navegam normalmente, porém todos saem através de um único IP válido, o que com o crescimento pode acarretar problemas. A solução seria criar um Nat-IP-pool na placa com IP válido. Basicamente a configuração seria acrescentar alguns IPs válidos nesta placa, e fazer com que o nat utilizassem todos estes alternadamente.

Em Cisco se usa o comando '(config)#ip nat pool name start-ip end-ip {netmask netmask | prefix-length prefix-length}', teria alguma regra de firewall ou configuração do nat que permitisse utilizar Nat sobre um pool de IPs ?

Obrigado!

Leandro.