[FUGSPBR] NATD - BSD 4.8 Stable

Manoel Fonseca Neto manoel em startware.com.br
Seg Ago 25 18:19:04 BRT 2003

Boa tarde amigos,

Sou usuário ha mais de dois anos do Freebie, estou tendo um problema
bastante curioso e gostaria de um Help da galera.

Estou rodando o BSD 4.8 com Natd em meu gateway.  As opções do NATD que
estou usando são "-l -s -m -interface xxx".  Até ai tudo normal, porem
quando uma das estações de trabalho abrem diversas conexões TCP para
internet o gateway para de resolver nomes (DNS) e proseguindo com a abertura
de conexões o sistema para de rotear pacotes para internet dando Pint Time
Out.  O mesmo acontece quando é executado algum portscan TCP de uma estação
ou mesmo o NMAP do próprio Gateway.  Já verifiquei tudo, da parte fisica a
lógica, o problema esta no NATD ou BSD pois quando reinicio o natd com
"killall -HUP natd" o sistema volta ao normal.
Compilei o Kernel com as opções padão, habilitando FW e Divert com a linha
padrão: "maxusers        0".

Será que está estourando o numero máximo de conexões simultanes ou é algum
bug?

Rodo FreeBSDs des das versões 3.x e nunca tive este problema...
Alguem pode me dar um help ou já passou por este tipo de problema?

[]s!

Manoel Fonseca Neto