[FUGSPBR] Mesmo IP em placas diferentes

Sáb Ago 30 00:10:34 BRT 2003

At 23:21 29/8/2003, you wrote:

>  Hmm, tive uma idéia que pode ser válida: setar o mesmo
>  MAC address e o mesmo IP nas duas placas de rede. Tem
>  como fazer esse teste?

é como funciona o "red server" nas sun...

Maquina 1 : IP 1 MacAddress xxx
Maquina 2 : IP 2 MacAddress yyy

"Red Server" IP 3 MacAddress zzz

todos os "clientes" "falam" com o "Red Server" (nem se importam com as
Maquinas 1 e 2)

"no boot" a Maquina 1 "clona" a placa de rede com os dados do "red server"
( IP e Mac ), enquanto a maquina 2 fica em 'stand by' ( com um rsync
"operando")... se a Maquina 1 "cai" a Maquina 2 "assume" o "red server"....

(nota prática: Maquina 1 e 2 estão ligadas à rede por um HUB, não por
switch, que poderia 'criar caso' com a mudança de MacAddress..)

é uma forma de HA meio "rebuscada" mas funciona... no SunOS tem um monte de
"binários proprietários" que fazem isso..

No FreeBSD ( ou em qualquer OS que 'clone' MAC address) com um pouco de
criatividade dá para fazer por 'scripts' e funciona bem ...

[]s

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br