[FUGSPBR] UFS2 + SoftUpdates

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sex Dez 5 15:18:52 BRST 2003

Marcelo Aragão wrote:

>Aproveitando sua dúvida,
>Não sei se tem algo a ver com o q aconteceu com vc mas tenho um servidor de
>arquivo rodando FBSD 5.1 ufs2 com samba 2.2.8a num RAID0+1 IDE(rocketraid)
>que tem corrompido muitos arquivos. Engraçado é que só alguns arquivos que
>foram usados via samba que se corrompem.
>Desliguei o softupdates mas não adiantou, coloqui locks no smb.conf e tb não
>funcionou.
>Não sei mais o q fazer pra resolver. Num outro servidor como 4.8 não
>acontece isso.

    Isto é estranho. Mas já tive corrupção de arquivos por causa de
memória defeituosa.
Sinto saudades do bit de paridade, e mato com requintes de crueldade
quem disser que
"as memórias atuais são boas e não apresentam bits defeituosos, e então
paridade é
desnecessário", ou como soube uma vez "Para que paridade. Máquinas com
paridade
dão erro de memória.". Claro que a paridade aumenta em 1/8 a chance de
dar erro de
memória, mas sempre, ou quase sempre, que houver um erro de memória, ele
será
detectado, e não se terá que tatear no escuro para descobrir o que
causou o erro.

    Acho que isto tem relação com o mundo windows. O windows crachava
tanto que
se atribuía a culpa a ele, mesmo quando o defeito era de memória ou
qualquer outra
parte do hardware. Assim os fabricantes de memória não precisavam se
preocupar
com qualidade, pois a culpa sempre seria do windows. Eles poderiam baratear
porcamente as memória diminuindo em 1/8 a quantidade de bits. E ainda se
ela tivesse
defeito, o hardware não informaria. Ainda a quantidade de bits
necessários para se
fazer ECC e paridade com dados de 64 bits de largura é de 8 bits, i.e.,
seria a mesma
memória, e os fabricantes não poderiam cobrar as fortunas que cobram
pelas memórias
com ECC.

    Sou a favor da volta da paridade, mesmo que aumentando em cerca de
15% os preços
das memórias. Ou ainda podiam fazer algo mais interessantes. Um teste de
paridade entro
do chip de memória, e ele retornaria que estava com erro, gerando a MNI.
Assim ele poderia
ser feito rapidamente. Talvez até ECC dentro do chip de memória. Acho
que vou procurar
o site da JEDEC para sugerir isto.

       João Rocha.