[FUGSPBR] Apache CHROOTed + qmailadmin

Renato - Jet Sites renato em jetsites.com.br
Sex Dez 5 15:20:05 BRST 2003

Patrick Tracanelli wrote:

>Olá Renato
>
>Chrootar o Apache não é meio paranóico? (alo, Theo de Raadt).

Hmm, não acho não. Acho que tudo que puder ser chrroted deve ser (tipo
named, apache, mysql, etc).
Vai que por uma infelicidade alguém consegue explorar uma falha no
apache e abre um shell.
Se o shell estiver chrootado já barra os menos habilidosos.
Também acho que nada relacionado a segurança de servidor é paranóico.
Melhor pecar pelo exagero do que pela falta.

>Outra opção é utilizar a montagem de low layer uppler layer entre os
>diretórios. Dessa forma você consegue montar o diretório X no ponto de
>montagem Y e o sistema apresenta-o colo se realmente estivesse montado e
>determinado ponto, e não um mero link simbolico. Assim o seu
>/chroot/apache/home/vpopmail pode ser um ponto de montagem para
>/home/vpopmail e não apenas um link simbolico.

Isso é interessante. Não conhecia. Vou pensar nessa possibilidade sim.
Não vou montar o vpopmail sobre o chroot do apache porque além do
retrabalho eu teria que montar o qmail junto e ia ficar meio porco.

>Se o seu /home/vpopmail for uma particao dedicada (e é ideal que seja), ai
>fica mais facil, basta você
>
>mkdir -p /chroot/apache/home/vpopmail && \
>mount /dev/adXsYZ /chroot/apache/home/vpopmail

Infelizmente por alguns motivos não é. Está na mesma partição.

>Particularmente acho que o Apache oferece recursos o bastante para ser
>seguro o suficiente em um ambiente não-CHRootado, e sua experiência como
>administrador (/tmp em particao separada, noexec, nosuid, nodev), etc,
>evitariam até que o fatídido Scalper fizesse alguma diferença em instalacoes
>vulneraveis do Apache 1.3. Além do que você perde funcionalidades do Apache
>como /~usuario

O Apache até oferece bastante recurso mas acho que confiar tanto assim
não é um bom negócio.
Fora que num ambiente chrooted o /tmp fica sendo só do apache, ou seja,
uma preocupação a menos.

>Mas enfim, apesar de desnecessário com Apache, paranóia nunca é mal-vinda.
>Estas são as opções que eu poderia aconselhar inicialmente.

Obrigado pela ajuda. Vou tentar fazer o esquema do low layer uppler
layer, espero que sirva.

--

Renato Quinhoneiro Todorov
Administração Linux / Programação