[FUGSPBR] Memória física livre.

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sex Dez 5 17:07:13 BRST 2003

Carlos Eduardo Smanioto wrote:

> Olá a todos,
>
> Como faço para saber a quantidade de memória física disponível do meu
> servidor? Por exemplo, tenho 512Ram, como saber quanto ainda tenho livre?

    É e não é tão simples assim. Um sistema pode usar a "sobra" de
memória como
buffer de disco, o que não impede que funcione MUITO bem com metade da
memória
ou menos.

    Eu sugiro usar o comando top e acompanhar o que acontece. Ele lhe
informa muita
coisa sobre o sistema, especialmente nas entrelinhas. Por exemplo. Se
você não está usando
o swap, indica que tem memória sobrando. Se gravou algo no swap, mas não
está lendo e
nem escrevendo no swap, ou só ocasionalmente fazendo isto, indica que
está bem, sem muita
sobra, e nem realmente faltando. O que está no swap é que é pouco usado
mesmo. Mas se
está fazendo muito I/O no swap, indica que está faltando memória.

   Você pode ver também que programa está usando muita memória ou não,
etc. Por exemplo,
em uma versão antiga do jpilot tinha um memory leak, i.e., ele ia
alocando memória sem desalocar.
Como eu tinha 1 GB de swap, eu não me importava, e só fechava e reabria
o programa a cada
20 dias, reiniciando o uso de memória por ele. Ele chagava a ocupar 500
MB de memória, mas
quase tudo ia para swap, e nunca mais era acessado, e como tinha sobra
de swap, eu só o reiniciava
mesmo por que o meu sistema estava configurado para limitar a área de
dados de um programa
em 512 MB. Portanto, neste caso não estava realmente faltando memória.

    Repetindo a sugestão. Use o comando top e veja como o seu servidor
se comporta, especialmente
nas horas de maior carga. Fora um caso ou outro, você tem sobra de
memória. Por exemplo, um
firewall sem squid funciona bem com 16 MB, mas é comum muitos processos
irem para o swap.
Com squid eu aconselho 64 MB de memória.

    Qualquer dúvida, entre em contato.

       João Rocha.