[FUGSPBR] Bloquear MSN

ronkot ronkot em fugspbr.org
Qua Dez 10 15:40:03 BRST 2003

> ...usando inet...
desculpe, nao entendi ou nao conheco.

> ... Nenhum proxy vai resolver esse problema....

Eu pessoalmente consegui bloquear com squid, ipfilter e ipfw. Deve existir
entao lacunas que meus usuarios nao tenham explorado. Talvez nao sejam tao
espertos como os demais.

> Eles trocam o IP e sua solucao vai por agua abaixo. Ate o momento nao
> vi nenhuma solucao eficiente para esse `'problema'' na camada de proxy.

Eu estive verificando que as faixas de ip's que o msn usa nao sao tantas
assim que invialize sua utilizacao no firewall. De qualquer forma, como o
MSN passou usar tambem a porta 80, eles podem mudar o ip, e novamente usar
outras portas, entao todas as solucoes se afogam. Assim como a cada dia
novas falhas sao descobertas e novas correcoes tornam-se necessarias. O
gateway nao e' estatico (eu entendo desta forma), precisa de alteracoes
eventuais para que um objetivo seja alcancado. O que tenho feito para
bloquear nao e' um retrato da perfeicao e elegancia tecnica, mas faz o
basico: bloquear a custa de um pouco de trabalho. Ate' quando vai funcionar
nao me preocupa. Quando o problema aparecer vou correr atras de uma solucao.
A unica solucao estatica e  segura que eu conheco e' aquela que aperta o
botao POWER.

Ronkot