[FUGSPBR] Opteron + FreeBSD

Eumetheus eumetheus em msn.com
Sáb Dez 13 13:13:35 BRST 2003

Obrigado Gustavo!

Vou esudar todos os pontos dos seus comentários, levantar custo e ver a
viabilidade de cada um de acordo com o meu contexto.

De qualquer maneira, MUITO OBRIGADO!

Alexandre
Cirurgião-Dentista

----- Original Message -----
From: "Luiz Gustavo" <luizgustavo em myrealbox.com>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Saturday, December 13, 2003 11:22 AM
Subject: Re: [FUGSPBR] Opteron + FreeBSD

"Eumetheus" <eumetheus em msn.com> writes:

> No total, teremos perto de 60 usuários, acessando o mesmo banco de
> dados, pelo menos durante 12 horas por dia. Ainda temos revendedores
> no brasil inteiro, que somando dá em torno de 300 usuários.

 Tenha em mente que vc tb precisa de um sistema de replicacao e failover
 robusto.

 Nao esqueca da infraestrurura a qual essa maquina sera ligada, se vc se
 importa com alta disponibilidade.

 Leia a man page tuning com afinco, boas dicas por exemplo de quais
 parametros eh recomendado a criacao de um filesystem para banco de
 dados.

> Haverá updates, selects e mais selects, inserts, deletes o tempo todo.

 Nao creio que existam DBAs por aqui com bons conhecimneto sobre MySQL
 ou Postgres, tenha um a mao(mesmo que seja de Oracle).

 Vc precisa de alguem para ficar constantemente fazendo manutencao do
 banco, criando indices e te passando informacoes.

> Há algumas selects que envolvem até 6 tabelas diferentes.

> O total de registos é algo estimado em 300.000.

> Tenho uma rede de 100 Mbits operante e link dedicado com a Internet de
> 512Kbps para tal tarefa.

 O Postgres suporta SSL, dependendo da sua aplicacao seria interessante
 fazer uso dele. Fazendo talvez um polling de conexoes para diminuir o
 overhead.

> Minha pergunta é se a configuração que coloquei é adequada para um
> servidor aguentar uma estrutura deste porte. Há que me sugeriram foi:

  Acho muito desktop essa ``configuracao'', eis a minha sugestao:

 - Creio que a Tyan tenha placa-mae para Opteron com pedigree de
   servidor, asus nao eh exatamente um sinomino de robustez e
   desaconselhavel no seu caso.
 - Use RAID via hardware usando placas com suporte conhecido
   (ICP-Vortex). Pesquise.
 - Entenda os tipos de RAID diferentes e pesquise qual vai se adequar
   melhor ao seu setup.
 - Gabinete rackmountable com fonte de qualidade.
 - Memoria ECC e de marca confiavel.
 - Um sistema de refrigeracao robusto, lembre-se que ar condicionado tb
   falha.
 - Tenha hardware sobresalente a mao, eh realmente muito chato ficar
   esperando fornecedor ou acabar comprando produtos sub-standard.
 - Nao se esqueca do backup.
 - Monte um ambiente de teste, crie uma base imaginaria com milhares de
   registros e de bastante porrada. Tenha em mente que Murphy era um
   otimista.

 Dependendo dos resultados:

 - Tenha um HD somente para os indices.
 - Compre o maximo de RAM possivel(cache cache) e configure o BD para
   fazer uso dela.

> Quero usar o FreeBSD nesta máquina. Alguma recomendações de vcs?

 Eh uma escolha interessante, mas eu prefiro o postgres ao mysql.

 Acho que vc ja tem algo para comecar pelo menos e repare o qto ainda
 falta para ser discutido. :)

--
gustavo