[FUGSPBR] Problemas com o sendmail + /var/spool/clientmqueue

jmvlistas em vetorial.net jmvlistas em vetorial.net
Seg Dez 15 13:09:09 BRST 2003

 Pessoal da Lista,

  Estou enfrentando um problema em alguns servidores que tenho rodando várias
versões de FreeBSD desde a 4.5 até as 4.9 Final.
  Eu utilizo os servidores como GW e FW da minha rede e não preciso de e-mail.
Mas mesmo assim deixo o sendmail instalado caso alguma necessidade de smtp
local.
  O problema é que mesmo setando no /etc/rc.conf:

   sendmail_enable="NONE"

  E não tendo nenhum processo do mesmo rodando ele ou algum outro processo
chega as vezes a lotar o HD ( inodes / espaço físico mesmo ) com menssagens no
diretorio /var/spool/clientmqueue. Achei algo sobre segurança do sendmail. Mas
achei o site sendmail.org complicado e no histórico da lista não achei nada
realmente falando sobre esse ponto.
  Alguem já teve esse problema ???

   Agradeço qualquer ajuda pois já fiz de tudo e não achei solução.

    Obrigado.

[]' Jonatas