[FUGSPBR] Problemas com o sendmail + /var/spool/clientmqueue

Alex Soares de Moura alexsm em uol.com.br
Seg Dez 15 15:26:52 BRST 2003

Configurar  sendmail_enable="NONE"  não quer dizer que outros subsistemas
vão deixar de enviar email (uma de suas características), como p.ex., o
cron.

Não estou certo que o ideal seja desabilitar completamente o serviço, uma
vez
que ele pode lhe passar informações importantes para a manutenção do(s)
sistema(s).
É interessante receber emails enviados para o root, mesmo sendo necessário
fazer filtragem em caso de grande quantidade de mensagens.

Nas versões mais recentes do sendmail, foi implementado um novo servidor
(daemon), o smms (submission), para melhorar a segurança e o FreeBSD possui
parâmetros para configuração do serviço, cuja tarefa é tratar emails locais
ao
sistema, ouvindo na porta tcp/587. É  possível configurar nos filtros da
máquina
para só receber sumissões locais, sem estar necessriamente ativando o
sendmail
(tcp/25) para receber email externo.
Acho que pode ser mais interessante configurar o alias root para remeter
mensagens
para uma conta centralizada do(s) administrador(es) da rede e usar:

sendmail_enable="NO"
sendmail_submit_enable="YES"
sendmail_submit_flags="-L
sm-mta -bd -q30m -ODaemonPortOptions=Addr=localhost"
sendmail_msp_queue_enable="YES"
sendmail_msp_queue_flags="-L sm-msp-queue -Ac -q30m"

-a