[FUGSPBR] Bloquear MSN

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Qua Dez 10 13:27:00 BRST 2003

"ronkot" <ronkot em fugspbr.org> writes:

> Complementando...

> Se o proxy nao for transparente nao adianta bloquear pelo squid. Os
> espertinhos certamente vao remover a configuracao de proxy do
> navegador. Acredito que usando apenas o squid transparente voce
> consegue resolver. Voce pode criar grupos que poderiam ter acesso ao
> msn, caso seja necessario.

 Se o seu ``espertinho'' desmarcar o proxy e continuar usando inet
 normalmente o errado e vc.

 Outro ponto eh que isso nao eh proxy transparente.

> Uma alternativa que tambem testei e funciona e' bloquear  com ipfw ou
> ipnat ou mesmo pf, as faixas de ip usadas pelo IM (yahoo, aim, msn,
> eyeball..) em questao sem mencionar a porta, ate' porque eles podem
> usar outras portas alem da porta padrao. Conforme os colegas
> mencionaram, o msn por exemplo vai tentar a porta 80, caso a porta
> 1863 esteja bloqueada.

 Nenhum proxy vai resolver esse problema, ja que o mesmo reside na
 politica das workstations da sua empresa. Se nao agrada a quem manda o
 uso de IM, obedece quem tem juizo.

 Se eu bem me lembro em varios lugares a febre do MSN surgiu pelo fato
 das portas do icq estarem bloqueadas.

> Num ambiente de alto volume talvez a opcao de bloquear no firewall
> seja mais rapida do que esperar o squid processar a coisa toda.

 Eles trocam o IP e sua solucao vai por agua abaixo. Ate o momento nao
 vi nenhuma solucao eficiente para esse `'problema'' na camada de proxy.

--
gustavo
"Stop in the name of all which does not suck."