[FUGSPBR] "Decifrar" log do ipf

Renato Botelho renato em galle.com.br
Qua Dez 10 10:03:37 BRST 2003

Guilherme A. Mendes wrote:

> Pessoal,
>
> Estou com um probleminha.... as regras que estão no /etc/ipf.rules estão
> bloqueando o acesso à FTP de alguns clientes que usam windows e não sei
> o motivo disso (aconteceu comigo também), quando vai listar os arquivos
> do diretório, ele da "socket error".
>
> Eu dei uma olhada no /var/log/ipf.today mas não consigo entender o que
> se passa neste log, eu gostaria de ver algum log das coisas que o ipf
> bloqueia para eu poder saber o que liberar para estes clientes não terem
> mais problemas de FTP.
>
> Alguém tem alguma dica?

> [...]

O que deve estar acontecendo eh que ele esta bloqueando o modo ativo do
ftp, os clientes que usam o passivo estao ok, eu estou comecando a fazer
uns testes com o ipf agora, mas me lembro que tem uma regra que vc pode
por no seu ipnat que deve resolver esse problema

map sua_interface_exterta sua_rede_interna -> seu ip externo proxy port
ftp ftp/tcp

exemplo:
map xl0 192.168.50.0/24 -> 0.0.0.0/32 proxy port ftp ftp/tcp

nao tenho certeza, se eu estiver errado me corrijam por favor, mas acho
que isso deve resolver

[]s
--
Renato Botelho