[FUGSPBR] ADSL num D-Link 500G - BRTurbo

Guilherme Lacerda guilherme em lasalle.tche.br
Sáb Dez 20 22:09:32 BRST 2003

  Olá pessoal

       To tentando configurar ADSL aqui em casa no FreeBSD - 4.9-RELEASE mas
não estou conseguindo de jeito algum. Plano residencial do BRTurbo(BRTelecom),
modem D-Link 500G (Generation II), PPPoE, placa de rede 3Com 10Mb/s (3C509b
Combo), Pentium II 266 MHz, 96Mb RAM... É feita a conexão(discagem, sei lá o
termo mais específico) e tento pingar para algum IP externo ou simplesmente
entrar num site(até atualizar os fontes via cvsup) e não é possível conectar.
A mensagem de erro é a mesma que aparece quando tu tenta pingar para um
computador que não está na rede ou ele está desligado.

       Tentei configurar conforme o handbook no princípio, depois pesquisei no
histórico da lista, Google, listas do Google, alguns fórums, Altavista, Onlamp
mas nada. Achei alguns casos de problemas com esse mesmo modem no Linux mas
era coisa idiota, tipo identar as linhas de comando depois do nome do profile
no ppp.conf, mas nada além disso. Só resta mandar uma mensagem para a FUG
mesmo!!!!   :-D

        Procurei no histórico da lista e achei vários scripts de autenticação.
Alguns de um modem 3Com, vários de um Alcatel... Mas nenhum para D-Link 500G.
Conforme o handbook, fiz o meu script, coloquei tudo no ppp.conf e no rc.conf
conforme solicitado e nada de funcionar. O modem tem um endereço, que no
Windows, tu digita num browser e tu acessa as configurações do modem. O IP é
10.1.1.1. Alias, no Windows 2000 (a idéia era, com a ADSL, eu usar apenas
FreeBSD e só usar Windows para algumas coisa que não rolasse no Wine) o modem
funciona legal e na inicialização do Windows, o LED do link da placa de rede
fica aceso, no BSD não(como se não houvesse nenhum sinal de rede).

       Com o modem, veio um CD de instalação do discador da BRTelecom e além
do discador para Windows, tem um carinha para Linux, o rp-pppoe. No site do
lance diz que ele roda em NetBSD. Creio que um NetBSD não seja TÃO DIFERENTE
de um FreeBSD. De qualquer forma, tentei usa-lo mas não tive muito sucesso e
logo parei de tentar com esse cara. Eu ia até tentar o pptp mas cansei de
procurar solução para isso. A propósito, não achei nenhuma mensagem em alguma
lista de discussão, fórum ou site da internet. Até parece que ninguém tentou
usar esse modem no FreeBSD. Ou se tentou, não teve problema algum!!!   :-)
 Segue abaixo o rc.conf, ppp.conf, dmesg e o ifconfig.

[ifconfig]
lp0: flags=8810<POINTOPOINT,SIMPLEX,MULTICAST> mtu 1500
ep0: flags=8843<UP,BROADCAST,RUNNING,SIMPLEX,MULTICAST> mtu 1500
        inet6 fe80::2a0:24ff:fe9c:b634%ep0 prefixlen 64 scopeid 0x2
        ether 00:a0:24:9c:b6:34
        media: Ethernet 10base2/BNC
lo0: flags=8049<UP,LOOPBACK,RUNNING,MULTICAST> mtu 16384
        inet6 ::1 prefixlen 128
        inet6 fe80::1%lo0 prefixlen 64 scopeid 0x3
        inet 127.0.0.1 netmask 0xff000000
ppp0: flags=8010<POINTOPOINT,MULTICAST> mtu 1500
sl0: flags=c010<POINTOPOINT,LINK2,MULTICAST> mtu 552
faith0: flags=8002<BROADCAST,MULTICAST> mtu 1500
tun0: flags=8051<UP,POINTOPOINT,RUNNING,MULTICAST> mtu 1500
        inet 10.0.0.1 --> 10.0.0.2 netmask 0xffffffff
        Opened by PID 47

[rc.conf]
ppp_enable="YES"
ppp_mode="ddial"      #tentei colocar auto em vez de ddial mas não funcionou.
ppp_nat="YES"          #tentei com e sem essa linha, deu a mesma coisa...
ppp_profile="adsl"
ppp_user="root"
#gateway_enable="YES"      #tentei com e sem essa linha, deu a mesma coisa...

[ppp.conf]
default:
 set log Phase tun command
 set ifaddr 10.0.0.1/0 10.0.0.2/0

adsl:
 set device PPPoE:ep0:adsl
 set authname xxx em brturbo.com
 set authkey xxx123456789
 set dial
 set login
 add default HISADDR
 enable dns

[dmesg]
 sio4: <U.S. Robotics 56K FAX INT> at port 0x2f8-0x307 irq 3 on isa0
sio4: type 16550A
ep0: <3Com 3C509B-Combo EtherLink III (PnP)> at port 0x210-0x21f irq 9 on isa0
ep0: Ethernet address 00:a0:24:9c:b6:34

          Eu agradeceria muito qualquer sugestão para tentar fazer eu acessar
a internet com esse modem. De imediato, eu agradeço.

[]'s

Guilherme