[FUGSPBR] [OFF] Qmail e espaço em disco

Alexandre Vasconcelos alexandre em fugspbr.org
Ter Dez 23 10:50:57 BRST 2003

Pessoal,

Primeiro peço desculpas pelo off.
Bom, estou migrando um Exchange para um FreeBSD com Qmail+Courier e
gostaria de saber a opinião de quem tem mais experiência. Atualmente o
Exchange possui pouco mais de 700 caixas postais (com tendência de
crescimento de 50% para o próximo ano), e cada usuário tem um limite de
10MB com algumas excessões. Para evitar problemas a longo prazo com
espaço em disco preciso me preparar.. o novo servidor é um 2xP3 1.2GHZ
com 768MB de RAM e dois discos SCSI de 36GB cada. Minha dúvida é sobre a
utilização destes discos (sendo que ainda posso colocar um terceiro
disco do mesmo tamanho, se necessário), sendo assim, qual seria a melhor
opção de uso dos discos para o qmail?
- /var de 36GB?
- RAID 1 com um /var de ~ 30GB?
- RAID 5?
- O que fazer na hipótese de pouco espaço com o passar do tempo? growfs?
- outra?

Alexandre