[FUGSPBR] diferenças

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Qua Dez 24 12:24:26 BRST 2003

Alexandre Vasconcelos wrote:

> [...]

    Existem umas brincadeiras, mas não pejorativas, quanto aos outros 2
BSDs.

> OpenBSD - focado em segurança;

    Também conhecido como Paranoid BSD, devido à atenção dada para a
segurança.

http://www.openbsd.org

> NetBSD - multiplataforma, roda em muitos hadwares;

    Se colocarem um processador numa torradeira, logo terá uma versão de
NetBSD para ela.
Talvez seja o sistema mais portável do mundo. Só ver a lista de máquinas
em que roda.

http://www.netbsd.org

> FreeBSD - só alegria ;)

    Inicialmente queria focar na plataforma mais comum, para ajudar a
popularizar, e dos
3 é o mais usado, e o maior projeto, creio eu. Depois começou a portar
para as outras
plataformas, mas visando ir para os 64 bits, o futuro, começando pela
Alpha, que não se
tornou altamente popular. Com a versão 5.x está abrangendo mais plataformas.

http://www.freebsd.org

> Instale-os e veja o que é melhor pra vc. Se vc deseja ter um ótimo
> sistema operacional, seguro e estável, você pode optar pelo FreeBSD,
> mas talvez vc se sinta mais a vontade com o OpenBSD, por exemplo.. é
> uma questão mais pessoal do que funcional, IMHO.

    Concordo. Experimente. Mas é mais fácil conseguir informações,
ajuda, etc, para o FreeBSD,
devido a sua popularização. E tem a maior árvore de ports dos 3.

       João Rocha.