[FUGSPBR] Como instalar o ports ?

Depine - FreeBSD freebsd em depine.com.br
Ter Dez 30 13:48:39 BRST 2003

Como usar o PORTS
1o. Instale o cvsup (Dá pra usar o do CD '/stand/sysinstall' ou pela
internet:)
# pkg_add -r cvsup
ou
# pkg_add -r cvsup-without-gui

Depois edite o arquivo: (faça uma cópia dele na raiz / por exemplo)
/usr/share/examples/cvsup/ports-supfile

Onde está escrito CHANGETHIS vc troca para uma dos servidores listados em:
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/cvsup.html#CVSUP-MIRRORS

comente a linha ports-all:
# ports-all

retire os comentários dos grupos de pacotes que vc deseja atualizar.

depois, no diretório onde vc salvou o arquivo editado ports-supfile execute
o seguinte comando:

# cvsup -g -L 2 ports-supfile (sem interface gráfica)
ou
# cvsup ports-supfile (com interface gráfica)

Se tudo correu bem o programa irá baixar as atualizações disponíveis para a
árvore do ports
(/usr/ports).

Ai é só entrar no diretório cujo programa vc deseja instalar e digitar:
# make install

O programa irá baixar e instalar o programa e as dependências necessárias
para ele rodar.