[FUGSPBR] HD + Copia de sistema

Carlos E. G. Carvalho cartola em openit.com.br
Ter Fev 4 18:18:00 BRST 2003

	Eh, o ghost deve funcionar ok. O dd eu ja usei direto em
particoes, nunca no HD todo, nao sei se funcionaria, mas como o HD destino
sera completamente formatado mesmo nao custa tentar. Leia o man do dd
antes pra ver se tem alguma dica.

	Outra coisa relacionada e interessante que ja usei foi o rsync,
que sincroniza o conteudo de diretorios locais, remotos, filesystems
inteiros, via ssh ou rsh, etc. Ja fiz coisas como instalar um FreeBSD novo
num disco diferente, coloca-lo como secundario, bootar no sistema original
e ai fazer um rsync de tudo, criando uma replica do sistema original num
HD diferente. E nem precisa ser a mesma versao de FreeBSD, alias, bastaria
ter as particoes criadas e formatadas pra funcionar, incluindo a particao
bootavel.

	Tenho tambem um script que mantem copia do sistema atual num
segundo HD para contingencia, se necessario. Rodava la em casa
diariamente, pois suspeitava que meu HD principal estava instavel e ia
pifar. Nao deu outra, pifou e hoje uso o copiado. Fiquei foi sem HD pra
manter a contingencia :( Se alguem quiser posso passa-lo. O script na
verdade eh super simples, mas leva em conta algumas coisas como nao copiar
o fstab (que era interessante pra mim, pois queria poder entrar no sistema
pelo outro disco direto), leva os dev do sistema e do "linux" via tar,
pois o rsync falha nesses casos, e nao leva o diretorio /stand, que teve
um comportamento estranho.

[ ]s,

Carlos E. G. Carvalho
http://www.openit.com.br