[FUGSPBR] EN: [FUGSPBR] vpn ip dinamico

dante dante.dante em terra.com.br
Seg Fev 10 15:40:48 BRST 2003

Prezados,

Voltando a questao do ip dinamico...meio atrasado mas...

 As pontas do enlace onde tem ip dinamico sempre vao solicitar a conexao. A solicitacao da conexao neste projeto nunca vai partir do lado onde ha ip fixo.

Pensei tambem na seguinte possibilidade:

matriz (ADSL empresarial): ip fixo, modem router no modo bridge, freebsd (firewall+vpn+ipsec)

filiais (ADSL Turbo): ip dinamico, modem router no modo brigde, freebsd (firewall), estacoes Windows 9x/Me

A ideia eh tratar as filiais como cliente vpn remotos. Como o Windows 9x/Me nao tem ipsec nativo, pergunto: eu nao poderia instalar um client ipsec e assim ter acesso ao que interessa na matriz?

Como o Windows XP tem ipsec, eu nao poderia tornar uma estacao XP cliente vpn usando ipsec e assim ter acesso a vpn da matriz?

Mais uma pergunta neste caso, entendo que seria necessario fazer autenticacao. O que eu preciso ter no freebsd para fazer a autenticacao dos clientes vpn remotos que usem Windows?

Dante