[FUGSPBR] Qmail + 1 dominio

Rodrigo Unix_User juko171 em yahoo.com.br
Sáb Fev 15 18:03:35 BRST 2003

Prezados colegas da lista,

    Gostaria que alguem me auxiliasse a entender um pouco mais o qmail. Eu e
meu colega conseguimos ontem
instalar e configurar o qmail+vpopmail, tudo blz, seguimos alguns howtos,
mas nao entendi muito bem alguns processos, mas tudo bem.
    Preciso saber exatamente que pacotes instalar e que alteracoes devo
fazer no meu freebsd para que o qmail funcione com apenas um dominio e com
os usuarios locais da maquina, ou seja, usuarios do /home/$ e tambem que ele
verifique as senhas o /etc/master.passwd.
    Ja testamos o howto do freebsd.diary, freebsd.org, etc, etc... Pois nao
quero apenas seguir "receitas de bolo" e achar que sou o maximo, quero
entender exatamente o fucnionamento do qmail como um todo, para facilitar
tambem o trabalho de manutencao e prevencao a falhas, e tambem para poder
partir para o vpopmail+qmailadmin+vqadmin+antivisrus, etc, etc, estou
recorrendo a lista, pois sei de muita gente que ja trabalha a tempos com o
qmail, e por que tambem o qmail eh sem duvidas o melhor e mais compelto MTA
que eu li a respeito.

    Quem quiser me auxiliar, ser meu tutor no qmail, por favor de retorno,
quem sabe podermos trocar mensagens em pvt, ou algo parecido.

Valeu galera