[FUGSPBR] Uma maneira de se fazer o upgrade do FreeBSD 4.7-RELEASE para FreeBSD 4.7-STABLE

Ali Faiez Taha aftaha em cirp.usp.br
Sáb Fev 15 20:53:59 BRST 2003

Há diversas maneiras de se fazer UPGRADE no FreeBSD.
Vou descrever uma maneira bem direta e simples.
Outras podem ser descritas nos manuais do FreeBSD.

A que mais utilizo é estabelecer três arquivos que fazem praticamente
tudo e mais dois comandos.

No /usr/src/ eu coloco o arquivo  stable-supfile:

*default host=cvsup7.FreeBSD.org
*default base=/usr
*default prefix=/usr
*default release=cvs tag=RELENG_4
*default delete use-rel-suffix
*default compress
src-all
ports-all tag=.

Você pode usar outros hosts como origem, por exemplo o
cvsup6.FreeBSD.org.
Tem no Brasil também:
cvsup.br.FreeBSD.org
cvsup2.br.FreeBSD.org
cvsup3.br.FreeBSD.org
cvsup4.br.FreeBSD.org
cvsup5.br.FreeBSD.org

Para desprezar os pacotes que não pretendo utilizar, eu coloco o arquivo
refuse (em /usr/src) :

ports/chinese
ports/french
ports/german
ports/hebrew
ports/japanese
ports/korean
ports/russian
ports/ukrainian
ports/vietnamese
doc/de*
doc/es*
doc/fr*
doc/ja*
doc/nl*
doc/ru*
doc/sr*
doc/zh*

Manuais e pacotes estrangeiros que não me interessam.

Instalo o portupgrade (/usr/ports/sysutils/portupgrade)  e o cvsup
(/usr/ports/net/cvsup)

Para fazer o download dos fontes e dos ports :
/usr/local/bin/cvsup -g -L 2 /usr/src/stable-supfile

Depois do processo acima ter acabado:
cd /usr/src
make world

Vai atualizar todos os arquivos fontes (compilação e instalação)
Um reboot (shutdown -r now) vai bem.

Personalize o kernel (limpeza ) e recompile-o, pode ser assim:
cd /usr/src/sys/i386/conf
vi MeuKernel
(limpeza e personalização..... )
config MeuKernel
cd ../../compile/MeuKernel
make depend
make
make install

Mais um reboot.
No prompt veja o resultado do comando:
$> uname -a
Vai aparecer o seguinte:

FreeBSD hostname 4.7-STABLE FreeBSD 4.7-STABLE #19: Fri Feb 14 16:58:26
BRST 2003     root em hostname:/usr/src/sys/compile/MeuKernel  i386

Para atualizar os ports instalados, inicialmente faça o man portupgrade.
Lá está bem destacado a instrução :

Never forget to run ``pkgdb -F'' before you upgrade a certain number
of packages at once.  An inconsistent package database will surely
cause bad results.

Uma informação inconsistente do banco de dados de algum pacote pode
causar problemas.

Então, rode o comando pkgdb -F

Depois disso tudo, você tem que atualizar o ports (parcial ou completo).
Novamente o man portupgrade prá ajudar (e viciar).
portupgrade --all
portupgrade -f
portupgrade  -p package
e por aí vai...

Uma boa conexão de rede ajuda.

*** Antes de tudo um backup do /etc é recomendável.

Se for mexer no diretório /etc, o comando mergemaster, muito cuidado.
Ele refaz  todos arquivos de configurações, geralmente localizados no
/etc .
O arquivo de senhas também é afetado, dentre outros.
MUITO CUIDADO.
Numa instalação nova geralmente não é necessário se utilizar o
mergemaster.

Um bom manual para isso tudo pode ser encontrado no HandBook do FreeBSD:
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/makeworld.html
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/cvsup.html

Veja também :
http://www.free.bsd.com.br/~eksffa/freebsd/
Excelente site.

Dependendo da CPU e da conexão de rede, pode demorar muito.
Escolha bem os pacotes que pretende atualizar.
Constantemente atualizo todos os pacotes.

E tem que ter paciência...