[FUGSPBR] Adsl - Gateway

Assessor Sistemas assessorsis em terra.com.br
Seg Fev 17 17:50:07 BRT 2003

Desculpe sei que este assunto ja foi muito discutido aqui, mas como sou
iniciante no mundo BSD ai vai a pergunta.

Tenho um servidor usando FreeBSD 4.7R

Duas Placas de Rede

ed0 - Esta placa esta o ADSL (alcatel - PRO) com IP Fixo válido para internet.
ed1- Placa que eu conecto minha rede internet com DHCP ativado para
       configurar as maquinas com boot remoto.

ed0 - Configuro via DHCP ele me fornece o IP - 10.0.0.139
                                                        routers - 10.0.0.138

        O meu IP válido é 200.x.x.x

ed1 - IP - 192.168.0.1

A internet do servidor esta funcionando bem, só que eu não esta funcionando
como gateway para as minhas estações remotas a minha
configuração é

/etc/rc.conf
network_interfaces="ed0 ed1 lo0"
ifconfig_ed0="DHCP"
ifconfig_ed1="inet 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0"
hostname="teste.lan"

gateway_enable="YES"
defaultrouter="10.0.0.138"

firewall_enable="YES"
firewall_logging="NO"

natd_enable="YES"
natd_interface="ed0"
natd_flags="-dynamic"

o meu resolv.conf
search lan
nameserver 10.0.0.138

abilitei no kernel
options 	IPFIREWALL
options 	IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT
options	IPFIREWALL_VERBOSE
options	IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=10
options	IPFIREWALL_FORWARD
options 	IPDIVERT

o meu rc.firewall
ipfw -f flush
ipfw -q add divert natd all from any to any via ed0
ipfw -q add pass all from any to any via ed1
ipfw -q add pass tcp from any to any in recv ed0 established
ipfw -q add pass all from any to any out xmit ed0
ipfw -q add pass udp from any 53 to any via ed0
ipfw -q add pass udp from any to any 53 via ed0
ipfw -q add pass udp from any 123 to any via ed0
ipfw -q add pass udp from any to any 123 via ed0
ipfw -q add deny udp from any to any via ed0
ipfw -q add allow icmp from any to any

Esta é a configuração do meu servidor.

Nas estações remotas eu não sei o que eu tenho que configurar
apenas configurei o rc.conf como
defaultrouter="192.168.0.1"