[FUGSPBR] Shell script - checar resposta do ping e executar programa

Gilberto Gomes José gilberto.jose em telemar.com.br
Ter Fev 18 10:01:28 BRT 2003

cara ja ouviu falar em Heartbeat ??? bem ele é um script para linux mas acho
que se encaixa em bsd tmb ...ele monitora hosts e não serviços ..ele pinga a
cada x tempo e caso não aja resposta ele assume que a máquina caiu e pode
iniciar outro script para tomar a ação como um failover por exemplo, espero
ter ajudado

Gilberto Gomes José
 Safira SAP-BASIS
 Gestão de Ambientes
(31) 21-  3131 3673
----- Original Message -----
From: "Alfredo Tomio Junior" <atomio em sodisa.com.br>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Tuesday, February 18, 2003 9:50 AM
Subject: [FUGSPBR] Shell script - checar resposta do ping e executar
programa

Pessoal,

Como poderia fazer um script para ficar dando um 'ping' a cada 30
segundos e
caso a resposta nao seja positiva o script execute um programa. Nao
tenho
experiencia avançada em shell script, por isso, peço ajuda :)

Tenho dois pontos conectados via Bridge Lucent em modo (a)COR e (b)ROR,
e as
vezes a bridge do ponto (a)COR trava, logo, pensei em fazer um script do
lado (a)COR para ficar 'pingando' a bridge (b)ROR, caso a resposta nao
voltar o script reseta a bridge COR e tudo volta ao normal.
Hoje o reset e feito manualmente, pois, tenho monitoramanto 'pingando' a
cada 30 segundos. Quando o monitoramento nao recebe resposta do lado
ROR, o
reset do lado (a) resolve.

Valeu,

Alfredo Tomio Junior