RES: [FUGSPBR] Gateway default?

sergio jose ferreira sergio em wgo.com.br
Ter Fev 25 16:25:10 BRT 2003

Augusto,

	Não terminei de ler o "longo" email mas jah deu pra ver que algo esta
errado.

	O gateway das redes remotas ( filiais ) nao serah o mesmo da matriz (
192.168.0.99 ) e sim o roteador que estiver na propria filial. Lembre-se que
o gateway eh uma maquina na propria rede que tem ligacao com outras
redes....

Sergio Jose Ferreira
WGO Internet
Catalao - Goias

-----Mensagem original-----
De: fugspbr-bounces em fugspbr.org [mailto:fugspbr-bounces em fugspbr.org]Em
nome de Augusto Flavio
Enviada em: terça-feira, 25 de fevereiro de 2003 16:11
Para: Grupo Brasileiro de Usuarios FreeBSD
Assunto: [FUGSPBR] Gateway default?

Ola,

Estou com um problema relativamente grande. Sou admin de uma empresa que na
qual tem a faixa de rede 192.168.x.x e a mesma possui filiais. Tudo eh
interligado por frame relay e tenho um radius em meu freebsd p/ autenticar
usuarios remotos que desejam acessar a minha aplicacao em outro servidor de
BD.

Abaixo segue o esquema da minha rede:

Matriz: 192.168.0.0 / 255.255.255.0

192.168.0.100 ateh 192.168.0.200 - Minha faixa dhcp

meu gateway eh 192.168.0.99 , minhas estacoes da matriz estao configuradas
p/ receberem o gateway default (192.168.0.99) e existem alguns usuarios q
acessam meinha aplicacao do DB(192.168.0.253) fora da empresa (dial - up).
Bom.. esses usuarios remotos conseguem acessar minha aplicacao normalmente.

Filias:

192.168.2.0 ateh 255

Nao eh feito o dhcp nas filias... como a implementacao eh precaria nas
filias nao existe servidor que executa o dhcp, existem usuarios nessa rede
que tambem usam a aplicada do BD (192.168.2.2). O gateway default da LAN das
estacoes esta como 192.168.0.99 (meu gateway da matriz). Nao existindo o
dhcp nas filias as estacoes sao td com ip fixo.

A questao é: Qdo usuarios remotos da matriz tentam conectar minha aplicacao
do BD eles conseguem, pq como esses notebook's sao configurados como dhcp
eles qdo nao encontram um link ativo pela ethernet eles setam qualquer ip p/
LAN (ex. 169.x.x.x) com isso ao conectar no ras(se nao me engano) da
embratel eles autenticam no meu radius e aceitam a conexao ficando dentro da
minha faixa de rede 192.168.7.x. Ao tentarem conectar na minha aplicacao BD
esses conseguem devido a esta questao do dhcp da ethernet. JA NAS FILIAS, a
coisa muda.. as estacoes sao tds com ip fixo e com o gateway default no meu
ip do gateway da matriz. Ao tentarem conectar pelo ras da embratel o mesmo
autentica e aceita a conexao. Os usuarios acessam o e-mail , porem ao
tentarem conectar na aplicacao BD da propria filial eles nao conseguem, mas
na minha aplicacao BD das outras filias e da matriz ele consegue.

Acho que ficou um pouco confuso, mas vou tentar esclarecer mais.

Usuario da filial X

LAN = 192.168.3.x

qdo esse usuario da filial X tenta conectar na minha aplicacao BD
192.168.3.2 ele nao consegue, isso eu falo remotamente, mas localmente sim.
Note que esse usuario dps que efetuou a conexao ele recebe o ip 192.168.7.x
. Mas como isso eh td interligado por frame tds as subnet's se enxergam,
esse usuario remoto consegue conectar nas outras aplicacoes BD tanto das
filiam como da matriz.

Alguem sabe o que pode estar acontecendo p/ esse usuario remoto (somente das
filias) nao conseguirem ter acesso a essa aplicacao DB?

Eu achei ateh a solucao p/ o problema, mas eh bem complicada para o usuario
final. NO caso do usuario X, ele de casa teria que alterar o IP dele (fixo
no caso) p/ automatica ae o windows iria pegar qualquer ip (169.x.x.x) ae o
usuario efetuaria o dial -up e conectaria sem problemas. porem qdo este
usuario tah com o ip fixo (192.168.3.x) ele nao consegue entrar na minha
aplicacao 192.168.3.253, mas outras aplicacoes BD de outras filiais e da
matriz que estao em subnet's diferentes ele consegue.

Que que pode ser isso? Eu cheguei a ir no tcp/ip do dial-up do win e mudar o
gateway default dele p/ o meu gateway da filial , mas qdo o usuario remoto
conecta no ras o gateway default fica com o mesmo ip que IP que o usuario
recebeu.

ip:  192.168.7.50

GWdefault: 192.168.7.50

ae eu desisti da vida.. hehe.. Alguem tem alguma solucao p/ tal pequeno
grande problema?

Ahh.. me desculpem.. sei que o e-mail foi gigantesco, mas foi a melhor forma
que eu tentei explicar isso..

No mais obrigado!

Augusto Flavio