[FUGSPBR] Out of i-nodes

Thiago Pinto Damas thiago em vetorialnet.com.br
Seg Jan 13 09:37:13 BRST 2003

  Olá,
  este erro ocorre pelo fato de que cada arquivo armazenado no disco/partição
utiliza um inode.
  Vejo algumas soluções:
  * Apagar alguns arquivos :(
  * Compactar algumas coisas desnecessárias
  * Recriar o filesystem; o newfs tem algumas opções para aumentar o número de
inodes disponíveis:
  (retirado de "man newfs")
     -i number of bytes per inode
             Specify the density of inodes in the file system.  The default is
             to create an inode for every (4 * frag-size) bytes of data space.
             If fewer inodes are desired, a larger number should be used; to
             create more inodes a smaller number should be given.  One inode
             is required for each distinct file, so this value effectively
             specifies the average file size on the file system.

  Você pode entar aumentar este parâmetro, ou diminuir o tamanho do bloco do disco.
  Confira o número de inodos disponíveis com "df -i".
  []s

Thiago Pinto Damas - SysAdmin