RES: [FUGSPBR] [OFF] - Linux x Free

Jorge Godoy godoy em metalab.unc.edu
Qua Jan 15 12:49:42 BRST 2003

Alexsandro Donato <alex em neoform.com.br> writes:

> Concordo contigo e acho que a tua explicação acaba com os comentários, até
> porque é fácil falar, mas outro ponto que devemnos analisar é que não
> sabemos qual o conhecimento real de quem instala e configura estes SO e
> também a qualidade dos equipamentos utilizados e por isso fica dificil tais
> comparações.
>
> Creio que a devemos nos concentrar em ajudar uns aos outros e não ficar
> discutindo sobre um Sistema que não faz parte desta lista.

Alexsandro,

Um ponto que concluímos na discussão no newsgroup que citei em outra
mensagem diz respeito a aproveitar o código de um no outro.

Acho que a discussão comparativa é interessante e pode trazer
benefícios a ambos, mas a depreciação gratuita não traz lucro para
nenhum dos dois. Os que estão aqui já usam ou estão pensando em usar
Free. Não é preciso convencê-los a isto, portanto, a discussão pode
ser técnica e de nível elevado.

Uso Linux há muito mais tempo que uso Free, mas devido ao tipo de
trabalho que faço, acabo tendo um bom conhecimento de ambos (óbvio que
devido à experiência muito mais de Linux). Esse conhecimento pode ser
explorado e usado em discussões aqui, principalmente apontando novas
formas de se resolver um problema.

Outro ponto que concluímos no news é que se o instalador do Free fosse
mais user friendly, ele teria mais adeptos. Isso acontece com o Linux
e o Windows. Um usuário que apanha para instalar o SO *ou* está MUITO
a fim de usá-lo e vai usar independente do trabalho *ou* desiste pois
não conseguiu sequer instalar o sistema, quem dirá usá-lo. Neste ponto
o Linux apresenta uma enorme vantagem em relação ao Free. Houve até um
voluntário lá querendo escrever um instalador. Vamos ver se o projeto
vai pra frente (tomara! eu gostaria de vender muito mais serviços com
Free, mas hoje o Linux predomina --- podem ver que passo mais tempo no
Linux pelo SO usado nos posts).

A idéia é compartilhar experiências, assim como compartilhamos
código. Esta é uma maneira de devolvermos às comunidades --- Linux e
FreeBSD --- o que recebemos delas.

Pelo menos é assim que penso...

Sds,
--