RES: [FUGSPBR] [OFF] - Linux x Free

Fernando Monteiro fmonteiro em ccq.com.br
Qua Jan 15 17:49:05 BRST 2003

Fred,

> Agora vc falou tudo..levante a mao aqui quem naum tem seu rwuindows
pra
> jogar joguinho...

Vou falar por mim. Rodo Free e Windows 2000 Server no notebook.
Prefiro o free para estudar, mas não tive como fugir do Windows. Além
de poder jogar o que gosto (Caesar, Civilization e Capitalism), uso
bastante o ErWin e o Project. Podia colocar num servidor Windows, usar
Terminal Services e usar o rdesktop para acessar, mas fazer uso
intensivo de drag'n'drop em RDP é absolutamente improdutivo... Por
isso 90% do meu tempo tenho que rodar o Windows como desktop e usar
VNC/SSH para administrar servidores. Tive que colocar um valente
servidorzinho Procomp com Pentium 75, 840 de HD e 32 de RAM para poder
estudar enquanto uso o Windows e não posso acessar o BSD
simultaneamente. Tentei usar o VMWare no notebook  mas ficou muito
lento com 256 de RAM =^(

Mas voltando ao (off)topic, o que fez me afastar do Linux e ir para o
free é a extrema facilidade e organização do ports e da documentação.
Teve uma hora em que me encheu ler artigos inteiros para descobrir que
o que lia era referente ao XXXX, que o Linux YYYY que usava  Redhat
implementava diferente. Com o Free é mais fácil, é só manter o ports
atualizado, comprar o Handbook e o deixar sempre ao alcance...

Podia ir mais longe, falando do fw, do dummynet, da estabilidade, mas
os colegas da lista são muito mais recomendados para discutir isso,
vou me reduzir à minha insignificância e deixar minhas opniniões
cabíveis a um end-user. =^)