RES: [FUGSPBR] Como configurar RAID-1

Nelio Souza Santos Filho nelio em walk.com.br
Seg Jan 20 12:37:03 BRST 2003

Caro Jeferson,

Neste momento estou configurando um poweredge 2600
e infelizmente tb estou tendo que utilizar raid-1 via
software.

Porque a PeRC 4/Di dele ainda não eh suportada pelo
Freebsd.

De qualquer forma, é um processo bastante simples,..
e para isto utilizo o vinum.

Primeiro crio os vinum drives, e depois disto
Crio dentro do vinum as entradas dos drives.

Ex.:

#vi /etc/vinum.conf
drive a device /dev/da0s1e
drive b device /dev/da1s1e

E depois crio os volumes em mirror.
Exemplo

volume vpopmail setupstate
	plex org concat
		sd drive a length 20g
	plex org concat
		sd drive b length 20g

E no prompt digito :

# vinum
vinum-> create -f /etc/vinum.conf
vinum-> exit

E depois
newfs -v /dev/vinum/vpopmail.

Bem, tem um tutorial bem explicado no
meu, a única diferenca eh que lá eh striped.

Entao na hora de criar os volumes, crie como
No modelo acima.

Meu site: http://freebsd.walk.com.br

Ok ?

[]s