[FUGSPBR] Modem HomeConnect 3Com

Hélio Alexandre Lopes Loureiro helio em loureiro.eng.br
Qua Jan 22 16:04:34 BRST 2003

> O que voce quer dizer com "sincronismo com a rede" ?  Qual o chipset, porque
> ele e' ruim?

	Quando vc conecta um modem a um DSLAM, existe o período de "trainning"
da rede, onde o ambos iniciam a comunicação e negociam as velocidades de
upstream e dowstream, que depende muito da taxa de sinal/ruído da
linha.  Os mais usados chipsets ADSL do mercado são texas e alcatel, com
várias versões e releases, nem sempre estáveis.  Existe agora um novo
chipset que está saindo em todos os novos modems que é o globespan, dito
ser muito melhor que os outros (aparentemente é mais robusto mesmo).  O
3com usa um chipset da Alcatel, mas um release antigo e não muito rápido
(e estável).  Por isso ele demora muito mais para sincronizar e
invariavelmente perde o sinal.  Aqui em casa, quando eu ponho muito
tráfego, o modem simplesmente perde e sincronismo.  Claro que um dos
fatos que contribui para isso é a distância entre meu modem e o DSLAM,
que está próximo do limite de 4 km.

--
[]'s