[FUGSPBR] Failed to open /dev/io for extended I/O

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Sex Jan 24 11:09:24 BRST 2003

* Carlos Augusto Silva (carlos em tvcultura.com.br) wrote:
> Bom Dia pessoal !!
> Instalei o Free 5.0-RELEASE na minha máquina, e também o kde3 !!
> Ocorreu tudo bem, iniciei o kde sem problemas, o XFree86 estava normal.
> Reiniciei a máquina e quando fui tentar entrar de novo, ele me retornou o
> seguinte erro:
> Fatal server error:
> xf86EnableIO: Failed to open /dev/io for extended I/O
>
> Acho que é um problema com esse device ... mas não consegui entender o que
> houve :(
> Será que alguém faz idéia do que possa ter ocontecido, e qual seia a solução
> [...]

 Diminui o securelevel da maquina (/etc/rc.conf). Parece que tem
 um jeito de rodar o X com o securelevel alto mas eu nao sei como se
 faz. Em todo caso, mude ele para -1.

 Se essa maquina precisar de segurança elevada (mesmo o securelevel
 sendo uma opção discutível) você não deve instalar o X nela.

 --
 Giovanni P. Tirloni
 gpt em tirloni.org