[FUGSPBR] multihoming (rotear baseado no serviço - QoS)

Morvan D. Muller mmuller em softplan.com.br
Ter Jan 28 15:26:20 BRST 2003

Ola!

Tenho dois links internet (cada um com seu espaço de endereços IP) e
gostaria de rotear o tráfego apenas de saida baseado no serviço.
Por hora não estou preocupado em loadbalancing ou redundância de link.

A minha empresa fornece suporte a clientes externos e nosso link internet
sempre está congestionado pois não é possivel competir com http, ftp, etc.
Quando mais banda tem mais usam (já implementei politicas de prioridade de
tráfego e limitação de banda, ameniza mas não resolve).

A solução que quero implementar é usar um link exclusivamente para serviços
de suporte(1) e outro para acesso internet em geral(2).
O tráfego de entrada (não as repostas) que envolvem resolução DNS, etc, vou
rotear pelo link2 para evitar complexidade.

Por exemplo:
PcAnywhere(5631/TCP), Terminal Services (3389/TCP), MetaFrame(1434/TCP)
sai pelo link1, preciso fazer NAT para a faixa de Ips publicos 1.

Demais serviços/portas saem pelo link2, preciso fazer NAT para a faixa de
Ips públicos 2.

Talvez com funções de Qos seja possível rotear o tráfego baseado na porta
destino.
A minha pergunta é se alguém conhece alguma solução/software para
implementar isso com um Box FreeBSD com 3 placas de rede.

Morvan.