[FUGSPBR] Chmod em ftp

Alexandre Vasconcelos alexandre em sspj.go.gov.br
Qui Jan 30 14:03:17 BRST 2003

Ok.. corrijam-me se eu estiver errado.. quando vc usa !comando dentro de
uma sessa~o ftp, isso faz com que vc tenha uma sub shell local e na~o na
ma'quina remota, sendo assim na~o vai funcionar mesmo.. enta~o o correto
seria chamar o comando chmod, veja um teste que fiz aqui:

ftp> chmod
(mode) 644
(remote-file) squid.html~
550 Could not change perms on squid.html~: Permission denied

Neste caso o arquivo squid.html~ tem o root como dono e o grupo ftpgroup
com as permisso~es -rw-------
dai' na~o vai dar pedal mesmo, pois na~o tenho permissa~o..

Mas com um outro arquivo chamado truta.htm com ftpuser como dono, grupo
ftpgroup e permisso~es -rw-r--r--, veja:

ftp> chmod
(mode) 700
(remote-file) truta.htm
200 Permissions changed on truta.htm

Em apenas uma linha?
ftp> chmod 644 truta.htm
200 Permissions changed on truta.htm

Vc questionou algo que eu na~o dei muita atenc,a~o, no CuteFTP vc conseguia
mas na linha de comando na~o.. enta~o quando estiver na linha de comando
digite ? para ver se este cliente suporta o comando chmod.. e' bem
prova'vel que na~o, ja' que vc esta' recebendo 'Invalid command'.

Espero ter ajudado,
--
| Alexandre Vasconcelos    |