[FUGSPBR] diferencas entre ipfw & ipfilter

Alexandre Vasconcelos alexandre em sspj.go.gov.br
Qui Jan 30 15:48:51 BRST 2003

ifho wrote:
> atualmente tenho aqui no trabalho um box sob free bsd rolando natd e ipfw.
> esta tudo lindo mas to querendo mais informacoes sobre o ipfilter para ver
> se vale a pena mudar ou nao. sei que essa discussao pode sair do escopo de
> servicos e ir ate o campo do sist. operacionais mas, eh uma discussao
> construtiva.
>
> se eu puder associar ao ipfilter com o ipnat ou outro servico de nat que se
> de bem com o ipfilter o computador vai ter esses dois servicos apenas.

Cara, esse negócio de IPF x IPFW é igual cor e tamanho de cueca, é muito
pessoal.. vc tem que experimentar pra ver se fica bom.. eu uso o
IPFILTER e estou muito satisfeito, dá uma lida nestes docs pra vc ter
uma noção geral..
http://home.earthlink.net/~jaymzh666/ipf/index.html
http://truta.sspj.go.gov.br/FreeBSD-STABLE_and_IPFILTER_PT_BR.html

--