[FUGSPBR] Kernel

Carlos E. G. Carvalho cartola em openit.com.br
Qui Jan 30 16:55:39 BRST 2003

	Eu ja precisei fazer isso e nao tinha como montar pois eram
maquinas em redes remotas.
	Instalar apenas o kernel propriamente dito eh algo simples, basta
dispor do kernel compilado (um unico arquivo). Se voce precisar de modulos
tera mais trabalho.
	Certifique-se de que as versoes das duas maquinas sao iguais. Dai
apenas compile na que quiser:

make kernel-depend
make kernel

	Depois disso vai ter o arquivo "kernel" pronto pra ser apenas
colocado no dirretorio raiz do sistema. Vai ter apenas que remover um flag
deste arquivo com o comando chflags. Se vc listar o kernel com as opcoes
-lo vai ver que ele tem esse flag setado:

ls -lo /kernel
-r-xr-xr-x  1 root  wheel  schg 3276702 Jan  6 16:35 /kernel

	(se vc usa algum alias no ls como eu pode ter que escapar dele com
\ls)

	O flag pode ser removido com "chflags noschg /kernel", ai voce
pode move-lo para outro nome, tipo /kernel.backup (sugiro nao remover o
kernel, pode precisar) e colocar o novo no lugar. Pode entao restaurar o
flag no novo kernel, o que nao eh fundamental para o funcionamento, mas
interessante para seguranca: "chflags schg /kernel"

	Se o novo kernel der pau pode ainda usar o antigo chamando-o
diretamente no ato do boot.

[ ]s,

Carlos E. G. Carvalho		OpenIT Soluções Tecnológicas
Consultor Unix/Internet		Tel. (21) 2517-6000
http://www.openit.com.br
http://www.myfrebsd.com.br