[FUGSPBR] IPFW (Finger print do namp)

Qua Jul 9 14:19:40 BRT 2003

>  E vc acha que mudando o banner vc esta incrementando a seguranca? Ou vc
>  ainda acha que alguem de relevancia vai se basear unica e
>  exclusivamente neles para decidir sobre um "ataque"...

> Considero que ajuda evitar chateacoes com curiosos.

>  Se eu nao me engano eh recomendado pela RFC que o banner do servidor
> de mail contenha a data local. Nao lembro em qual agora...

Acho que não, do contrário VARIAS aplicacoes estariam quebrando essa
RFC. E eu me referia a data de da aplicacao, a exemplo ADDNUM do ssh do
freebsd (nao que ssh seja um problema toda semana, mas nao gosto).

>  Em nenhum momento foi dito para vc esconder a chave de casa debaixo
> do carpete...
>
> P.S.: Como eu ainda nao almocei, perdoe as respostas curtas...

Tudo bem. Apesar de estarmos fora do contexto que a mensagem original
criou... e estamos mais falando de pontos de vista do que acões efetivas
(nada que contribua muito pro historico da lista), mas vamos la..

Recentemente, notei insistencia de alguns curiosos tentarem, varias
vezes, explorar 1 falha do php 4.0.3 em um cliente. O 4.0.3 tem uma
falha que permite a execussao de comandos como o usuario rodando o
apache. Nada de essencialmente preocupante, especialmente porque o PHP
em questao era o pl1 lancado bem quando saiu o Sec. Advisory, com a
falha devidamente corrigida.

Analisando os logs notei que o *chato* usava insistentemente uma
ferramenta (um script, desses q vc pega pronto na sec.focus) pra
explorar esse problema. Obviamente nao obtinha o resultado esperado, pq
o PHP nao tinha essa falha. Mas o fato de com um lynx -head da vida ele
ver la, escrito PHP/4.0.3pl1 (ignorando que o pl1 significava alguma
coisa), parecia claro q ele tinha CERTEZA que aquilo TINHA que
funcionar, hehe. Fazer o que? Esse tipo de insistencia gratuita poderia
ter sido evitada se nao tivesse a assinatura da versao, (ou obviamente
se a assinatura indicasse uma versao mais recente).

Apenas pra ilustrar situacões. Teria poupado o meu tempo, do cliente que
ficou curioso com os logs, e do próprio kiddie insistente. Só isso me
valeria como uma razão.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli