RES: [FUGSPBR] SPAM....

Eduardo Augusto Alvarenga eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.dyndns.org
Qua Jul 9 20:11:15 BRT 2003

On Wed, 9 Jul 2003, sergio jose ferreira wrote:

> 1) roda com qmail, sendmail, courier, postfix, exim
> 2) roda em linux, freebsd, opnebsd,.... Não roda em ruWindows
> 3) suporta o vpopmail :-)))
> 4) trabalha igual o sistema do UOL. ( so aceita email de conhecidos.
> Pede confirmação aos desconhecidos )

Será que o sistema do UOL não é um TMDA modificado ? hehehehe

> [...]
>
> o problema é que esses sistemas recebem o email e depois decidem o que
> fazer. Neste ponto o link já foi ocupado. O ideal é combinar um
> sistema assim com um que verificar DNS reverso, BAD address, etc...
> Outro sistema interessante também é o Tarpit
> http://www.palomine.net/qmail/tarpit.html , ele verifica se um
> endereço está enviando vários emails para você e começa a retardar a
> conexão, causando timeout para o spammer.
>
> Resumindo, não dá pra usar uma única ferramenta.  Estou estudando
> muito essa parte. Quando tiver algo funcional repasso pra lista.

Utilizo aqui a seguinte combinação:

qmail         - MTA
vpopmail      - Módulo de email virtual para o qmail.
tarpit        - Controlador do número de destinatários.
qregex        - Analizador do sender/from usando expressões regulares
tcpserver     - Verificação de reverso (caso negativo = reset)
qmail-scanner - Wrapper Anti-Vírus/Bloqueio de anexos.
uvscan        - Anti-vírus (McAfee)
spamassassin  - Anti-Spam (perl)
spamd         - Anti-Spam (camada de rede, checa com RBLs, somente p/
                OpenBSD)
TMDA          - Regularizador de entrega.

Calcula-se uma média de 2 ou 3 SPAMs ao dia, sendo que já tenho uma base
de usuários circulando os 300 e com boa atividade...

Caso alguém tenha interesse, tenho um pacote prontinho para ser
instalado usando a configuração acima (menos a licença do uvscan). Entre
em contato em private caso desejar. Solução expansível a clusters também.

Grande abraço,

- --
 Eduardo A. Alvarenga - Analista de Suporte #179653
      Centro Estratégico Integrado - SEGUP-PA
      Belém, Pará - (91) 259-0555 / 8116-0036
    eduardo@{thrx.dyndns.org,cei.ssp.pa.gov.br}
  OpenBSD Consultant: www.openbsd.org/support.html