[FUGSPBR] fsck pode travar todo o sistema?

Christian mandapraesse em uol.com.br
Qui Jul 10 10:24:10 BRT 2003

Olá amigos.

Estou com um problema um tanto quanto estranho.
Alguns instantes depois de ligar minha máquina, num preocesso de boot
normal, sem erros, eu notei um comportamento estranho, ao rodar (em
background) o fsck e o fsck_ufs o sistema trava inteiro, quer dizer, eu
não consigo usar o terminal... ela simplesmente não responde.

Depois de uma semana convivendo com esse problema, (depois de ter visto,
memória, hd, cooler, tudo que tinha direito) constatei que é o fsck,
pois quando mato os processos logo após o boot, a estação fica normal.

Pelo que me parece, de tempos em tempos, há essa verificação do fsck,
estou certo? A pergunta é: Alguém conhece algum caso parecido?
Eu estou viajando? É vudu isso? Ou uma mera questão de filesystem zuado?

Sinceramente, isso me preocupa, pois até agora não tive grandes problems
na minha migração Linux -> FreeBSD, e isso é grave.

Segue alguns dados:

Pentium III 1Ghz - 256Mb (Ram) - 8Gb (hd)
FreeBSD 5.1 (Kernel recompilado com suporte a placa de som).
/home é montado através do NFS.

Obrigado a todos pela atenção.

Christian